segunda-feira, setembro 07, 2009

fragmento80


O meu pai ensinou-me que é através da auto-disciplina que conseguimos a liberdade. Despeja água num copo e assim podes bebe-la sem esforço. Sem o copo, a água derramar-se-ia. A taça é a disciplina.
- Ricardo Montalban

Não é por acaso que a palavra disciplina e discípulo vem da mesma raiz. Para se ser um discípulo, é preciso ser disciplinado. A vida funciona melhor quando praticamos e vivemos a disciplina nos nossos dias.
A disciplina liberta-nos, não nos limita. A disciplina permite-nos funcionar com facilidade e graça. Depois de anos a praticar, um jogador de ténis pode bater a bola sem ter que pensar nisso. O que antes foi um esforço consciente tornou-se agora uma segunda natureza.

Infelizmente, em muitos de nós a disciplina foi forçada quando crianças. Naturalmente, revelamo-nos contra essa imposição externa. Não nos foi mostrado que a verdadeira disciplina vem sempre de dentro, e a motivação para esse desejo é amor. Quando fazemos o que amamos, quando buscamos algo que tem significado, a disciplina torna-se natural. Como um atleta olímpico explicou: "Não me importo de trabalhar todos os dias porque eu adoro o que faço. Os meus treinos não são um fardo, mas uma alegria".

Disciplina é o nosso bilhete para a liberdade e o caminho para a excelência. Escolho ser disciplinado em todos os meus empreendimentos e tornar-me mestre de mim mesmo e da minha vida.

kerotati

Sem comentários: