quinta-feira, janeiro 14, 2010

fragmento89


Cada conflito tem o seu nível.

Alguns casais vivem como se estivessem lutando uma guerra fria. Perante um conflito recuam em silêncio, com um sentimento de auto-vítima, justo. Quando assumimos esse papel abandonamo-nos a nós mesmos e ao nosso compromisso para com o relacionamento. Nós destroçamos a relação que originalmente criamos por e com amor e esperança.

Quando surgem conflitos, como devem, a resolução depende de corrermos o risco de nos voltarmos para o nosso parceiro com a calma suficiente para ouvir, e falar a nossa parte. Temos de deixar de lado o nosso orgulho e o desejo de estarmos certos. Cada um de nós acredita que a nossa perspectiva é a justa.

Mas as nossas diferenças não são necessariamente sobre quem está certo ou errado, quem é bom ou mau. Cada conflito tem muitos níveis. Muitas vezes, em conflito o que mais queremos é sentir-nos escutados e compreendidos. Quando ouvimos e tentamos compreender, podemos deixar de ir a nossa necessidade de "vencer" e as nossas diferenças podem construir a nossa força comum.

Informa o teu parceiro sobre um conflito ou diferença de opinião que te tenha remetido para o silêncio.


kerotati

1 comentário:

Anónimo disse...

o silêncio é a comadre mais faladeira e intriguista quando quer :(