terça-feira, agosto 23, 2022

fragmento 119

 


Tenha menos medo, espere mais, coma menos, mastigue mais, lamente menos, respire mais, fale menos, diga mais, ame mais e todas as coisas boas serão suas.

-Provérbio sueco


O que podemos fazer para viver melhor? Nossa primeira resposta pode ser listar todas as coisas saudáveis que precisamos fazer: desapegar, meditar, orar, compartilhar, fazer telefonemas, ir a reuniões, trabalhar os Passos, usar os slogans, mudar comportamentos. Logo construímos uma lista incrível de prós e contras.

Mas podemos manter as coisas simples. Tudo o que precisamos fazer é viver Um dia de cada vez de uma maneira diferente de antes. Há muitas coisas positivas que podemos fazer, mas não precisamos fazê-las todas de uma vez.

Hoje podemos ser nós mesmos. Não precisamos fazer mudanças drásticas, ter mudanças dramáticas de humor ou criar resoluções radicais. Tudo o que nos é pedido é apenas manter a simplicidade.

Hoje não preciso fazer mudanças radicais. Ajuda-me a manter a simplicidade em todas as mudanças que quero fazer.

kerotati

fragmento 118



 Cuidados pessoais

Quando nos tornaremos amáveis? Quando nos sentiremos seguros? Quando teremos toda a proteção, carinho e amor que tanto merecemos? Nós a receberemos quando começarmos a dar a nós mesmos.


— ALÉM DA CODEPENDÊNCIA

A ideia de dar a nós mesmos o que queremos e precisamos pode ser confusa, especialmente se passamos muitos anos em  recuperação sem saber que não há problema em cuidar de nós mesmos. Tirar nossa energia e focar nos outros e em suas responsabilidades e colocar essa energia em nós mesmos e em nossas responsabilidades é um comportamento de recuperação que pode ser adquirido. Aprendemos com a prática diária.

Começamos relaxando, respirando profundamente e deixando de lado os nossos medos o suficiente para nos sentirmos tão pacíficos quanto pudermos. Então, nos perguntamos: O que preciso fazer para cuidar de mim hoje, ou neste momento?

O que preciso e quero fazer?

O que demonstraria amor e autorresponsabilidade?

Estou preso na crença de que os outros são responsáveis ​​por me fazer feliz, responsáveis ​​por mim? Então, a primeira coisa que preciso fazer é corrigir o meu sistema de crenças. Eu sou responsável por mim.

Sinto-me ansioso e preocupado com uma responsabilidade que tenho negligenciado? Então talvez eu precise deixar de lado os meus medos e cuidar dessa responsabilidade.

Sinto sobrecarregado, fora de controle? Talvez eu precise voltar ao primeiro dos Doze Passos.

Tenho trabalhado muito? Talvez o que eu precise fazer é tirar um tempo e fazer algo divertido.

Tenho negligenciado o meu trabalho ou tarefas diárias? Então talvez o que eu precise fazer é voltar à minha rotina.

Não existe receita, nem fórmula, nem manual de autocuidado. Cada um de nós tem um guia, e esse guia está dentro de nós. Precisamos fazer a pergunta: O que preciso fazer para cuidar de mim com amor e responsabilidade? Então, precisamos ouvir a resposta. O autocuidado não é tão difícil. A parte mais desafiadora é confiar na resposta e ter a coragem de seguir adiante assim que a ouvirmos.

Hoje, vou me concentrar em cuidar de mim. Vou confiar em mim e no meu Poder Superior para me guiar neste processo.

kerotati